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Curtidas no Facebook podem custar o seu emprego!

Publicado em 09 de Nov de 2015 por Victoria Ragazzi |COMENTE

Cuidado com o uso das redes sociais é importante para manter uma relação estável no trabalho



Por: Daniela do Lago

Alguém duvida que as redes sociais precisam ser encaradas com mais seriedade? Aconteceu recentemente a demissão de mais um colaborador por justa causa. Por “curtida” no Facebook. O caso foi validado pelo Tribunal Regional do Trabalho. O ato de curtir no Facebook comentários feitos por outra pessoa considerados ofensivos à empresa em que trabalha já é motivo para demissão por justa causa, pois a justiça entende que é um ato de concordância com o que foi publicado. Veja bem, será que somente o fato de curtir um post ou comentário significa que concordamos com o conteúdo? Na minha opinião nem sempre a curtida é sinal de concordância ou aceitação — pode ser apenas um meio de se solidarizar. Às vezes eu mesma curto publicação no Facebook como forma de “dar um alô” a um amigo.


                                           (Foto/Reprodução)

Por outro lado, quando o usuário clica em “curtir” ou “compartilhar” algo no Facebook, ele está ajudando a divulgar e dar maior visibilidade àquela notícia. Particularmente acho injusto avaliarmos nossos colaboradores pelas curtidas no Facebook, mas a realidade é outra e a Justiça do Trabalho não está preocupada com minha opinião, por isso cabe à liderança ficar atenta para dar bom exemplo a seguir e orientar seus colaboradores. É fato que ainda não sabemos usar as redes sociais de maneira estratégica, e até chegarmos a esse equilíbrio teremos que tomar cuidado para não sermos prejudicados na empresa.

Há responsabilidade dos que compartilham mensagens e dos que nelas opinam de forma ofensiva. É importante frisar que liberdade de expressão não é total e irrestrita, possui limites. O direito de livre expressão não é absoluto, podendo caracterizar abuso quando o discurso é inflamado pelo ódio, raiva ou até em razão de interesses obscuros. Portanto, internautas devem tomar muito cuidado com as postagens levianas, ofensivas e mentirosas, pois a pessoa ofendida poderá recorrer-se da polícia e da justiça para garantia de seus direitos fundamentais, inclusive indenizatórios.

DICA 1: Não curta publicações com críticas a sua empresa ou a qualquer profissional que trabalhe nela. Vamos combinar que ofender alguém não é divertido e ninguém gosta de ser ofendido, portanto temos que acabar com essa prática.

DICA 2: Não compartilhe conteúdo sem ler. É muito comum pessoas lerem somente o título do texto ou o primeiro parágrafo. Temos inúmeros exemplos de confusões geradas pelo fato da não leitura e do não entendimento do texto. Muitos não leem, não verificam a veracidade e ainda quer opinar a respeito. Agir assim realmente não vai ajudá-lo em nada!

DICA 3: Bom senso e uma certa dose de seriedade, especialmente em se tratando da imagem e dos direitos de terceiros ou, no caso, da empresa em que trabalha. Realmente as redes sociais precisam ser encaradas com mais seriedade. Aquela linha divisória entre vida pessoal e profissional não existe mais e por isso teremos que rever nossas atitudes para não sermos prejudicados em nossas carreiras.

Leia mais na edição n. 82 clicando aqui. 

*DANIELA DO LAGO É ESPECIALISTA EM COMPORTAMENTO NO TRABALHO, MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO, COACH DE CARREIRA,PALESTRANTE E PROFESSORA NA ÁREA DE LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS. WWW.DANIELADOLAGO.COM.BR


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