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Novidade no mercado de Comfort Food em alimentação saudável

Publicado em 29 de Jun de 2017 por Giovanna Henriques |COMENTE

Empresários enxergam potencial no nicho de comida saudável. O foco agora é ampliar receitas



Texto Aline Feltrin | Adaptação Giovanna Henriques | Foto Shutterstock

sopa

Proporcionar uma comidinha caseira que lembra a da vovó. Essa foi a ideia dos empresários Raimundo Lima Junior e Matheus Freiha para criar a Deu Sopa! no ano passado.

Desde então a empresa vem ganhando espaço no mercado de comfort food com a oferta de sopas feitas a partir de receitas saudáveis. Este conceito de alimentação tem ganhado força nos últimos dois anos. Criado nos Estados Unidos na década de 1980 para contrapor o fast food, trata-se de uma prática de consumir comida que remete às refeições caseiras feitas em família.

De acordo com a Associação das Empresas, Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert), este mercado é promissor e deve continuar em expansão. Neste contexto, o Brasil é atualmente a quinta maior nação em alimentação saudável e movimenta em média US$ 27,5 bilhões ao ano, segundo a agência americana de pesquisa Euromonitor. E a expectativa é de que este setor cresça cerca de 20% até 2020.

 

Da demanda à oportunidade:

O insight para entrar neste segmento, segundo um dos fundadores do DeuSopa!, Raimundo Lima Junior, surgiu por causa da outra empresa que ele tem, a Dieta Bistrô, especializada em comidas saudáveis que são embaladas a vácuo. Para os clientes que queriam perder peso, o cardápio já contava com sopas que eram oferecidas dentro da linha detox. E, segundo ele, tinham uma boa pedida. “Mas notamos também que os consumidores estão em busca constante por alimentos práticos e saudáveis, seja paraperda de peso ou não. Por isso decidimos expandir as categorias de sabores e criamos o Deu Sopa!”, conta.

Para divulgar e fixar a marca – que, além de sopa, oferece caldos e massas– usam o seguinte slogan: “Somos uma vovó a mais na sua vida, sabe por quê?”. Então explicam que são refeições leves e saudáveis, porém, saborosas. O golpe derradeiro para conquistar o consumidor é o apelo de que este tipo de refeição dá trabalho e leva muito tempo para preparar, por isso vale a pena comprar essas receitas com a Deu Sopa! de forma fácil e rápida.

Para dar mais credibilidade a este conceito, usam o símbolo de uma vovó na marca. “Queremos resgatar e incentivar o consumo da comida do dia a dia, da comidade verdade e que conforta. A que é feita de forma natural e saudável”, afirma. Segundo Lima Junior, a vovó é símbolo de confiança máxima que se refere a tudo aquilo que faz as pessoas se sentirem bem.

 

Preparação de peso:

 Toda a base das sopas é natural, e eles possuem um resfriador de alta potência para congelar à baixíssima temperatura. Por isso, a Deu Sopa! não usa nenhum conservante. De acordo ainda com o fundador da empresa, os caldos são preparados na cozinha de produção com alimentos sempre frescos, e a sopa mais pedida é a da linha Fit. Raimundo Lima Junior diz que com a Deu Sopa! o objetivo é resgatar e incentivar o consumo da comida saudável no dia a dia.

Quando iniciou o negócio percebeu que existia um modismo relacionado a alimentos e bebidas milagrosas, mas que não são sustentáveis. “Queríamos ir na contra mão e nos aproximar mais do estilo de vida brasileiro, que nos faz mais felizes”, motiva. O foco das receitas foi no estilo saudável e saboroso, além de ser mais prático para o dia a dia. “Nada de substituições mirabolantes. A máxima é: sua avó faria este prato? Caso positivo, a receita pode fazer parte do menu”.

Após um ano com o serviço em operação, Lima Junior diz que seu público é de perfis variados. “Percebemos que as pessoas que buscam nossas refeições são aquelas que desejam emagrecer, as que simplesmente gostam de sopa e até enfermos”, aponta.

 

Tudo planejado

Para colocar o negócio em andamento, Lima Junior e seu sócio Matheus Freiha, investiram R$50 mil, quantia suficiente para girar sem precisar montar uma nova cozinha, pois já tinham toda a estrutura do Dieta Bistrô. O serviço on-line de dietas também já tinha sido criado pelos empresários há alguns anos para servir alta gastronomia para quem deseja manter a forma e a saúde sem abandonar o sabor. A ideia foi baseada na dificuldade de conciliar dieta com almoços em restaurantes. O objetivo era ajudar as pessoas que têm pouco tempo para preparar suas próprias refeições, mas que desejam cuidar melhor da alimentação.

O canal de venda de sopas e outras receitas é feito principalmente por e-commerce, mas também há alguns pontos de vendas em lojas da rede Mundo Verde e de revendedores espalhados por São Paulo. Por enquanto, as entregas são feitas apenas na Grande São Paulo, capital paulista e Baixada Santista. A taxa de entrega varia de R$16 a R$25, dependendo da região. A empresa também permite que o consumidor agende e programe as entregas com no mínimo um dia de antecedência. As entregas são feitas por um motoboy, e as sopas custam de R$17,90 a R$19,90.

Para que as receitas tenham procura o ano todo, há no cardápio opções como a sopa Detox Fit, que ajuda na perda de peso e, por isso, é mais procurada no verão. “Outra opção que oferecemos em épocas mais quentes é de consumir alguns sabores frios, como a sopa de beterraba com limão e pistache”, demonstra. Em breve a empresa iniciará também o fornecimento de doces feitos com ingredientes saudáveis e produtos limitados para ocasiões especiais, como o “kit Deu Namoro!” no Dia dos Namorados, que custará R$149,90 e inclui: uma sopa de cebola caramelizada, uma sopa de frutos do mar, uma garrafa de vinho espanhol, duas chocotortas de dulce de leche e focaccia orgânica integral. Ou ainda,o “soup bike”, que servirá para festas e eventos corporativos, oferecendo sopas, caldos e sobremesas da vovó.

 

Para fazer parte da turma:

Para despertar o interesse de aspirantes a revendedores, a empresa oferece como benefícios treinamento na área de vendas e alimentação saudável, kit degustação com produtos e bolsas térmicas, material de suporte, além de alguma margem de comissão sobre as vendas. Para divulgar a empresa, os empresários lançam mão de redes sociais e da ferramenta Google Adwords. A fanpage do Facebook conta com 332 curtidas e posts que ajudam os fãs a se conscientizarem sobre alimentação saudável. Em um deles há os seguintes dizeres: “Nossos hábitos alimentares, em grande parte, são criados durante a infância, o que torna essa época muito importante para a experimentação de alimentos novos.

Insista para os seus filhos, netos ou sobrinhos provarem comidas diferentes. A vovó Carmem quer todos os ‘netinhos’ dela fortes e saudáveis”. Para Lima Junior, o diferencial da Deu Sopa! não está apenas na preparação caseira, mas também em sua praticidade. “Com a vida mais corrida, não há tempo de comer e muito menos de ir ao mercado ou à cozinha. Por isso, a nossa missão é deixar a geladeira dos clientes abastecida com comidas saborosas e saudáveis que possuem em média 250 calorias”, conclui.

Revista Gestão & Negócios Ed. 100


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