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Dez motivos que levam uma empresa à falência

Publicado em 31 de May de 2017 por Giovanna Henriques |COMENTE

Aprenda a ficar alerta à sinais de risco para a sua empresa e evite-os



Texto Aline Feltrin | Adaptação Giovanna Henriques | Foto Shutterstock

1) NÃO ANALISAR O MERCADO

Antes de abrir um negócio é preciso analisar o mercado e verificar se aquele produto ou serviço que a empresa vai oferecer terá algum diferencial, ou se será apenas mais um entre tantos outros. Se for este o caso, o conselho é repensar e verificar de que maneira pode trazer algo novo e criativo a seus clientes para não perdê-los para a concorrência antes mesmo de abrir.

2) FICAR SEM RECURSOS

Quando se faz investimentos ruins, quando investe mal os recursos financeiros da empresa, ou quando não investe em redução de custos, por exemplo, o empresário pode acabar ficando descapitalizado e não ter como se sustentar e manter o seu negócio de portas abertas.

3) NÃO CONTAR COM PROFISSIONAIS CAPACITADOS

Este ponto é bem importante, pois um funcionário é o principal ativo que vai ajudar a conquistar os resultados para fazer a empresa crescer continuamente. Se os profissionais não estão capacitados é necessário analisar formas demudar este cenário.

4) IGNORAR O MERCADO

É necessário estar atento a todos os movimentos que o mercado no qual a empresa está inserida faz. Analisar tendências e ficar de olho em cada passo que concorrentes dão são formas eficazes de se manter sempre atualizado e um passo à frente da concorrência.


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5) NÃO OUVIR O QUEO CLIENTE QUER

Assim como colaboradores são importantes na conquista de excelentes resultados, clientes também são peças fundamentais na hora de mantê-lo firme perante a concorrência. Nesse sentido, é preciso estar atento e ouvir cada um de seus anseios, necessidades e expectativas, para sempre atendê-los da melhor maneira possível e assim atrair e fidelizar sempre os consumidores.

6) DEIXAR DE INVESTIREM MARKETING

As ferramentas de marketing são e sempre foram fundamentaispara toda empresa que deseja se destacar no mercado e se tornar a preferida na opinião dos consumidores. E hoje em dia elas se tornaram ainda mais essenciais, pois oferecem diversas oportunidades de inserção e divulgação de produtos e serviços. É primordial que haja investimentos assertivos nessa área, caso contrário, as chances de você aparecer para seu público-alvo diminuem consideravelmente, o que pode causar danos irreversíveis no futuro.

7) FALTA DE COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

A comunicação é um dos principais problemas enfrentados pelos mais diversos tipos de empresas, independentemente de seu porte ou segmento. Quando existem ruídos entre o que é dito e o que é compreendido, pode trazer transtornos ao ambiente de trabalho, que se transformam em uma grande bola de neve, acarretando, assim, a falência deu ma empresa.

8) NÃO INVESTIR EM INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

Ignorar esses elementos é um grande tiro no pé que muitos empreendedores correm o risco de dar e assim se prejudicar. Isso porque esses fatores são essenciais para que a empresa esteja sempre se atualizando e oferecendo produtos e serviços de qualidade e diferenciados a seus clientes, se aproximando cada vez mais de seus anseios e necessidades. Quando ignorados, a organização corre orisco de não crescer e se manter estagnada, podendo dessa forma ser facilmente ultrapassada por seus concorrentes.

9) NÃO SE PREPARAR PARA MUDANÇAS

As empresas que não se preparam e não preparam seus colaboradores para as mudanças que ocorrem continuamente no mercado estão fadadas ao fracasso, pois não investem na implementação de melhorias, que podem transformar a forma de gestão e as experiências que seus clientes têm com os produtos e serviços que oferecem.

10) FALTA DE RESILIÊNCIA

A jornada empreendedora é repleta de acertos e erros, por isso, o empresário que tem jogo de cintura para lidar com isso tem mais chances de se manter ativo e competitivo no mercado e não entrar em concordata. Entender que as falhas são essenciais para o crescimento de todos os envolvidos nos processos organizacionais, bem como para a evolução da própria empresa, faz com que esta se torne mais madura diantede seus concorrentes e conquiste resultados positivos sempre.

Revista Gestão & Negócios Ed. 99


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