Como escolher o melhor local para o seu negócio Início - Perfil empreendedor - Gestão e Negócios
Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades

Como escolher o melhor local para o seu negócio

Publicado em 17 de Jan de 2018 por Redação |COMENTE

Veja dicas para encontrar a melhor localidade que será futuramente o seu ambiente de trabalho



Texto: Cristiane Biazzin | Fotos: Ilyast, Shutterstock.com | Adaptação Web: Rodrigo Sodré 

 

Decidir onde abrir um novo negócio é um dos principais desafios do empreendedor e pode conduzir ao sucesso ou fracasso do empreendimento. As ferramentas de geoprocessamento são sem dúvida muito úteis nesse processo, mas sabemos que nem todo empreendedor tem recursos suficientes para investir neste tipo de ferramenta. Mas então… Como escolher o melhor local para o empreendimento? Elencamos a seguir alguns critérios para considerar no processo de decisão de localização:

O lado financeiro – considerar os custos de locação, investimento, salários e impostos são condições relevantes no processo de decisão de localização, principalmente considerando que os clientes buscam, cada vez mais, custos atrativos de produtos e serviços. Entretanto, focar apenas os custos, sem considerar outros fatores, como disponibilidade de mão de obra ou infraestrutura do local, pode ser também uma grande ameaça, aumentando os custos pela necessidade de investimento adicional em treinamento, capacitação e obras de infraestrutura.

As competências necessárias – seu negócio precisa de mão de obra especializada? Avalie o nível de capacitação necessário e se a região onde se espera introduzir o negócio possui essa  competência. Caso contrário, a organização precisará investir significativamente em treinamento e preparo de seus funcionários para posteriormente atingir o desempenho operacional desejado. Esse ponto pode impactar diretamente a qualidade e os custos do produto ou serviço ofertado. Por exemplo, imagine que você vai abrir um negócio de Tecnologia da Informação na região metropolitana de Recife. Bingo!!! Essa região possui um polo de tecnologia muito interessante, com universidades, escolas, empresas de tecnologia dos mais diversos tamanhos e setores. Consequentemente, a região potencialmente possui pessoas com capacitações técnicas e o conhecimento de tecnologia que talvez você precise para seu negócio. E se não encontrar a pessoa pronta, a região tem recursos suficientes (cursos, etc.) para ajudá-la no processo de capacitação.

Ambiente e infraestrutura – Alguns negócios demandam consumo alto de energia elétrica, gás, internet, telefonia. Explore detalhadamente se o ambiente almejado possui a infraestrutura necessária capaz de receber a sua empresa.

Comunicação – analisar as diferentes características culturais e de linguagem da localidade onde se pretende abrir o negócio também é algo muito crítico. O Brasil é um país enorme e multicultural. Diferenças culturais e de vocabulário são muito comuns e podem comprometer o entendimento dos objetivos da empresa, troca de informações, disseminação de práticas operacionais e formas de atendimento a clientes.

Atendimento – avalie qual o nível de proximidade com o cliente que seu negócio demanda. Alguns negócios precisam estar próximos do cliente, principalmente nos casos em que há uma grande interação pessoal com o cliente (por exemplo, escolas, centros de estética, hotéis). Para manufaturas, estar próximo do cliente também pode representar uma redução de custo logístico importante. Entretanto, para outros tipos de negócios, a proximidade não é relevante: o contato físico com o cliente é raro e pode ser até virtual.

Ah, sim… a conveniência – apesar de criticado por alguns especialistas, a conveniência da localização também pode ser um fator a ser considerado. Um empreendedor também busca qualidade de vida. Logo, observar a conveniência da localização do seu negócio com suas atividades particulares, proximidade à escola dos filhos ou estar mais próximo da natureza, por exemplo, traz bem-estar e motivação para desempenharmos nosso trabalho com mais alegria e satisfação. Isso certamente também impacta o sucesso do negócio.

A decisão de localização geralmente é dispendiosa e revertê-la pode ser muito difícil e até fatal para o negócio. Assim, procure analisar criteriosamente as diversas perspectivas apresentadas para minimizar riscos e trazer maior segurança antes de bater o martelo.


COMENTE