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Como cultivar um bom relacionamento com clientes

Publicado em 08 de Jun de 2017 por Giovanna Henriques |COMENTE

Cliente bom é o que volta. Como construir uma relação com seus clientes? Simples, conheça o perfil dele



Texto Sérgio Dias (Economista e consultor do SEBRAE) | Adaptação Giovanna Henriques | Foto Shutterstock

clientes

Pense em seu negócio e procure enxergar de que forma ele está sintonizado com o seu cliente. Responda primeiro a uma pergunta básica: O que você considera ser a razão principal para que um clientepreferência a seu estabelecimento e compre seu produto ou serviço? O cliente é um ser complexo e individual. Cada cliente tem suas próprias características e particularidades. Clientes têm expectativas, hábitos, preferências, necessidades, alternativas e, fundamentalmente, poder. Não necessariamente todas elas  etambém não apenas uma. Mas para se relacionar bem com seu cliente você precisa conhecê-lo e saber quais dessas características o fazem preferir seu produto, seu serviço ou seu atendimento.

Entendendo isso você irá superar suas expectativas e fidelizá-lo. Daí em diante, como você lida com isso em seu negócio? Costuma registrar o que observa em seus clientes? Experimente criar um registro para isso. Nada de muito sofisticado ou que requeira tecnologia e alocação de recursos. Comece com anotações em fichas, procurando registrar o que você observa nos seus clientes. E inicie com alguns dados de identificação, com o nome, endereço, telefone, data de nascimento, se é casado, viúvo, solteiro, etc.

Anote as datas (dia da semana e do mês) e horários de compras e o que foi comprado, com detalhes. Anote também características observadas em seu cliente ou declaradas por ele. Enfim, procure registrar tudo que possa ser indicativo de seu comportamento e seu perfil. Faça isso para seus principais clientes, aqueles que visitam seu negócio com mais frequência.

No decorrer do tempo você estará de posse de importantes informações sobre seus clientes, podendo identificar qual o perfil predominante do cliente de seu negócio. Trabalhe essas informações para que elas orientem suas ações de atração e fidelização de clientes. E não se esqueça de que o melhor cliente é aquele que já temos!

Revista Gestão & Negócios Ed.99


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