editora Escala
 
ReportagensVoltar à Home
 
 
Treinamento & Carreira

Foco


Daniel Goleman, autor de "Inteligência emocional", lançou agora, em outubro de 2013, seu novo livro "FOCUS - O condutor escondido da excelência"


por Luiz Marins

 

Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior. Tem 13 livros e mais de 300 vídeos e DVDs publicados. Site: www.marins.com.br

Daniel Goleman, festejado guru da atualidade, autor de “Inteligência emocional” e professor de Harvard, lançou agora, em outubro de 2013, seu novo livro “FOCUS – O condutor escondido da excelência”.

Ao saber do lançamento desse livro de Goleman, um assinante e leitor que possui meu livro “15 anos de Motivação e Sucesso – 780 mensagens” me enviou a seguinte mensagem: “Exatamente na semana de 24 a 30 de outubro de 1993, exatos 20 anos antes deste novo livro de Daniel Goleman, o senhor escreveu uma mensagem chamada ‘É preciso ter foco’. Novamente o senhor escreveu sobre o tema em 1998, 2003, 2006, sem falar da história do EMU contada pelo senhor há décadas para ilustrar o conceito de foco. Parabéns, professor!” Agradecendo ao leitor e atendendo a seu pedido e dada a atualidade do tema, aqui vai a mensagem escrita em 1993 para ser repensada hoje.

“Um dos maiores problemas que tenho visto em empresas, empresários, executivos, gerentes, supervisores e mesmo funcionários em geral, é a falta de foco naquilo que fazem ou deveriam fazer. A verdade é que a maioria das empresas e pessoas que nela trabalham em funções de chefia, não sabem exatamente o que estão buscando, o que devem fazer prioritariamente. Ciscando o dia todo, como galinhas em um galinheiro, o empresário, o executivo, terminam o dia com a sensação de que nada fez de concreto, real ou palpável pelo seu negócio. É preciso ter foco.

Sem foco, sem objetivos e metas claras, subordinados não podem ser seriamente avaliados. Lembro-me de um gerente que me disse estar cansado de ser avaliado sem objetividade pelos seus superiores: “A cada momento, querem uma coisa diferente...” dizia ele. Sem saber para onde ir, esse gerente estava desmotivado, desentusiasmado e perdeu toda a capacidade de lutar por alguma coisa concreta, séria e objetiva. Quando se fala em objetividade lembra-se de uma ‘objetiva’ de uma câmera fotográfica – que é o que leva ao ‘foco’.

 

“Sem capacidade para decidir o que seja essencial, as empresas perdem tempo e energia que deveriam ser focados para o seu negócio principal ou “core business” como dizem os americanos”

 

Nas relações com os clientes, tenho visto empresas que também perderam o foco. Não sabem realmente o que vale a pena incentivar, propor, exigir, oferecer. Os programas de qualidade e produtividade tem perdido muito de seu sentido, exatamente por falta de foco. Afinal, o que vamos fazer primeiro? O que é essencial, importante e acidental? Sem foco, as empresas perdem muito tempo com coisas acidentais e nunca têm tempo para o que realmente é essencial. Sem capacidade para decidir o que seja essencial, as empresas perdem tempo e energia que deveriam ser focados para o seu negócio principal ou core business como dizem os americanos.

Nesta semana, gostaria de sugerir que você fizesse uma análise fria de sua empresa, juntamente com seus executivos mais graduados e verificasse se realmente a sua empresa está empregando todo o seu talento, seu tempo e energia no seu negócio principal. Se a sua empresa tem foco. Se os seus executivos e subordinados são cobrados focadamente, por coisas concretas, comportamentais, verificáveis, mensuráveis.

Sem foco, a empresa de hoje perde competitividade, as pessoas ficam perdidas, os clientes não identificam valor à empresa e todo o negócio se perde.”

Pense nisso novamente em 2013, agora com o “aval” de um dos maiores gurus do mundo. Sucesso!

 

 
 
Matérias Relacionadas
     
 
Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 63 - 2014
Serviços de excelência na Copa do Mundo no Brasil
 
Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 63 - 2014
Gestores de empresas familiares brasileiras devem viajar para o exterior
 
Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 63 - 2014
2013: O ano do 4G?
 
     

 
Edição 63 | EXPEDIENTE
Assine Agora
Anteriores
 
Newsletter
 
Receba Gestão & Negócios em primeira mão!
Cadastrar
 
+ Lidas

Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 47 - 2012
O valor do bom gestor


Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 29 - 2011
Como obter capital para abrir seu negócio?


Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 18 - 2010
Hoje a festa é deles


Carreira & Negócios :: Mapa da Mina :: ed 40 - 2012
Praticidade e comodidade em domicílio


 

Feiras e Eventos

19/08/2010
Hospedagem


19/08/2010
Curso


19/08/2010
Programa de Trainee


 
 
Assine Carreira & Negócios
 
Exclusivo na revista
     
  Negócio acessível para todos
Franqueadoras investem em serviços para pessoas portadoras de deficiência e conquistam espaço com uma receita básica: o respeito e a dedicação aos clientes

 
  Um novo caminho
Cursos oferecem conteúdos customizados e propiciam ganhos estratégicos, de produtividade e competitividade no mercado


 
Faça já a sua assinatura!


Visão Jurídica
O Direito de forma ampla e atual.

Assine!Outras ofertas!


Gestão & Negócios
Para vencer na vida pessoal e profissional.


Assine!
Outras ofertas!

Leituras da Histria

Fatos e personalidades que deixaram suas marcas.

Assine!
Outras ofertas!

Raça Brasil
Diversidade é o Brasil de verdade.


Assine!
Outras ofertas!
  ContentStuff - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - CMS