Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades

5 passos para se comunicar de maneira eficiente

Publicado em 28 de Apr de 2017 por Redação |COMENTE

Não há dúvidas de que é possível influenciar as pessoas pela comunicação verbal e não verbal. E você, sabe se comunicar corretamente? Confira o passo a passo que preparamos!



Texto Meg Chiaramelli | Adaptação Isadora Couto | Foto Shutterstock

5 passos para se comunicar de maneira eficiente 

1• Abra-se a outros pontos de vista: Invista tempo conversando com as pessoas, peça a opinião delas, troque ideias e crie espaço para que pares, colaboradores, clientes e fornecedores emitam visões sobre os processos. Não existe nada mais insuportável para as pessoas que líderes que transmitem a impressão de saber tudo. São nessas conversas que surgem importantes insights, que impactam positivamente nos resultados da companhia;

2•  Seja sensorial: Acabe com os "achismos" quando se comunicar. Fale e tome decisões sempre com base em fatos e dados;

3• Ouça o outro de verdade: Não interrompa seu interlocutor quando ele estiver falando. Coloque-se no lugar dele de maneira empática, olhe-o nos olhos e demonstre real interesseem entender o seu ponto de vista;

4• Entenda ao invés de supor: Quando seu interlocutor utilizar termos que lhe pareçam subjetivos, principalmente sobre outras pessoas e trabalhos, procure compreender o termo com perguntas,como, por exemplo: "o que especificamente você quer dizer com a expressão ‘x’, por exemplo, ele é um 'nó cego'?"; ou "em qual aspecto, especificamente,você acredita que nosso processofoi 'falho'?";

5•  Exclua a palavra "mas" do vocabulário: A ideia dessa orientação é ressaltar que a palavra "mas" neutraliza ou nega o que foi dito antes, criando confronto. Opte por substituí-la por "e", que complementa, agrega e não cria animosidade.

 


Revista Gestão & Negócios | Ed.98 - Assine já e garanta 6 meses grátis de outro título


COMENTE